Heitor Pagliaro é professor da UFG, onde atua no bacharelado em Direito e no mestrado e doutorado em Direitos Humanos.

Doutor em Direito (UnB), mestre em Filosofia (UFG) e bacharel em Direito (UFG).

Na área de gestão pesquisa da UFG, exerce atualmente quatro funções de gestão (coordenador do mestrado e doutorado em Direitos Humanos; coordenador de pesquisa e pós-graduação do campus; conselheiro titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação; conselheiro titular da Câmara Superior de Extensão Pesquisa e Cultura; e membro do Comitê Gestor do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG) e já exerceu duas (vice-coordenador do mestrado e doutorado em Direitos Humanos e coordenador de pesquisa e pós-graduação de unidade).

É membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (nomeado pelo governador do estado de Goiás) e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-GO (nomeado pelo presidente da OAB-GO). É advogado (OAB/GO 32.571), mas não exerce, em função do cargo de dedicação exclusiva na UFG.

Antes do ingresso como professor efetivo na UFG, exerceu dois cargos de professor efetivo em universidades públicas (na UniCerrado e na Unifimes) e três de professor substituto também em universidades públicas (um na UFG e dois na UniCerrado).

Pesquisador nos campos da filosofia política, filosofia do direito e fundamentos teóricos dos direitos humanos, áreas nas quais tem publicações científicas e orienta pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e graduandos. É fundador e editor-chefe da Latin American Human Rights Studies, foi editor da revista Inquietude (Filosofia, UFG) por dez anos e da revista Pólemos (Filosofia, UnB) por um ano. Já recebeu recursos para pesquisa da CAPES e da UFG.

É ítalo-brasileiro nascido no Brasil, em Rio Grande/RS (1986). Línguas: português, inglês e italiano.